Eleição da Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa

No dia 11 de dezembro de 2017, teve lugar a 5ª Reunião do Mandato da Assembleia Municipal de Lisboa, dedicada à Eleição da Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa, para o mandato de 2017-2021.

A Lista submetida a sufrágio, apresenta a seguinte constituição:
Primeiro-secretário: Carlos Humberto Palácios Pinheiro de Carvalho;
Secretário Metropolitano: João Pedro de Campos Domingues;
Secretário Metropolitano: Filipe Eduardo Miranda Ferreira;
Secretário Metropolitano: Emanuel de Jesus Colaço Costa;
Secretário Metropolitano: Carlos Alberto Picanço dos Santos.

O apuramento eleitoral da Assembleia Municipal de Lisboa foi o seguinte:
Nº de eleitores inscritos: 51
Nº de votantes: 51
A favor: 39
Contra: 10
Votos em Branco: 1
Votos Nulos: 1

A eleição da Comissão Executiva Metropolitana decorreu de reuniões simultâneas das 18 Assembleias Municipais da Área Metropolitana de Lisboa (Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira). Do ato resultou a eleição da lista ordenada, tendo reunido a maioria dos votos favoráveis nas 18 assembleias municipais, sendo que os votos favoráveis representam 71,59% dos eleitores da Área Metropolitana de Lisboa.

A Comissão Executiva Metropolitana, Órgão Executivo da Área Metropolitana de Lisboa, tem como competências, entre outras, assegurar a articulação entre os municípios e os serviços da administração central, participar na gestão de programas de desenvolvimento regional e apresentar candidaturas a financiamentos através de programas, projetos e demais iniciativas, bem como colaborar no apoio a programas e projetos de interesse metropolitano, em parceria com entidades da administração central.

A tomada de posse da Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa, decorrerá no dia 13 de dezembro, pelas 16h00, nas instalações da Área Metropolitana de Lisboa.

Consulte aqui mais informações adicionais sobre o processo eleitoral e candidatos.