A reunião de hoje da Assembleia Municipal de Lisboa debateu o tema, “Encerramento de Estabelecimentos Comerciais na Cidade de Lisboa”.

Em nome do Grupo Municipal do Partido Socialista, o deputado Pedro Roque destacou que não se trata de um problema novo e que “deve preocupar todos os que desejam uma Lisboa, dinâmica diversa e sustentável”.

Para o deputado municipal “o comércio de rua implica uma visão integrada de cidade, em termos urbanísticos e económicos”, sinergia sem a qual, continuaremos a assistir ao encerramento de mais estabelecimentos.

Também a qualidade do espaço público surge como um dos fatores mais importantes na dinamização do comércio, e prova disso, foi o programa ‘Uma Praça em cada Bairro’ lançado nos mandatos socialistas. Uma iniciativa que veio mostrar que “sem a pedonalização, a qualidade de espaço publico e a concentração de serviços e comércio, em núcleos de proximidade, a cidade não se agrega e vai perdendo a sua genuinidade”, sublinhou Pedro Roque.

“Só com intervenções concertadas se faz cidade”, reforçou o deputado, dando como mau exemplo, o recente encerramento unilateral da Rua da Prata. São visíveis as consequências para quem lá trabalha, consome ou reside, tal assim como a sobrecarga de trânsito, na Rua da Madalena.

Pedro Roque, pediu coragem ao atual executivo municipal, para tomar medidas concretas, como encerrar a Av. da Liberdade aos domingos ou estabelecer a pedonalização pontual da Av. da Igreja, uma das mais importantes no centro norte da cidade, entre outras ações já implementadas e que foram bem sucedidas.

Além da importância do espaço público, a revisão do Regulamento de Atribuição das Lojas com História é um imperativo, que dará maior proteção a este tipo de estabelecimentos tal como a revisão do Regulamento de Taxas sobre Esplanadas. Estas são algumas das medidas fundamentais, que o Partido Socialista desafia a autarquia a adotar, para que Lisboa cresça na direção dos interesses dos seus moradores e comerciantes.

Assista à intervenção do deputado municipal Pedro Roque.

Lisboa e os Lisboetas podem contar com o PS!

Siga-nos também no Facebook e Instagram.

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.