A Assembleia Municipal reunida em plenário, aprovou a Recomendação do Partido Socialista – Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos.

A apresentação desta proposta esteve a cargo do deputado municipal Duarte Marçal, que destacou a sua importância na concretização de dois objetivos, a consciencialização e o incentivo à reciclagem, através da adoção de um novo modelo municipal de gestão de resíduos, “Pay as you trow”, o princípio do poluidor-pagador, ou seja, quanto mais reciclar, menos paga de recolha de resíduos indiferenciados. Este modelo de gestão permitirá diminuir as taxas aos residentes, que façam a separação de resíduos na fonte, sendo o pagamento proporcional ao que produzirem.

Deste modo, Lisboa terá um sistema de gestão de resíduos baseado em princípios de sustentabilidade ambiental e simultaneamente estará a fomentar a prevenção, separação e preparação para a reutilização.

A política de gestão de resíduos é fundamental para uma cidade que tem como valores fundamentais, a proteção da saúde pública e o ambiente. Responder a este desafio requer a implementação politicas públicas diversificadas e inovadoras, que promovam uma gestão eficiente de resíduos e simultaneamente cuidem do ambiente.

O envolvimento e sensibilização da população é fundamental, para o cumprimento destes objetivos. Campanhas educativas e a introdução de sistemas justos de pagamento por resíduos, têm demonstrado eficácia na redução do desperdício e no aumento da reciclagem. Outros municípios já adotaram estratégias semelhantes, e os resultados são positivos, são os casos da Maia e Guimarães.

Para o Partido Socialista este modelo de gestão também irá contribuir para atingir a neutralidade carbónica, um compromisso assumido pela cidade de Lisboa.

Assista á intervenção do deputado municipal Duarte Marçal.

Assembleia Municipal, 20 de fevereiro de 2024.

 

Lisboa e os Lisboetas podem contar com o PS!

 

Siga-nos também no Facebook e Instagram.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.