Na sessão plenária da Assembleia Municipal de dia 7 de novembro, a deputada municipal Patrocínia César, saudou o Dia Nacional do Cuidador Informal e todos aqueles que dedicam a sua vida ao cuidado de proximidade, muitos dos quais representados pelas várias associações.

Para a deputada socialista assinalar o dia 5 de novembro é uma “oportunidade para recordar o papel fundamental que os cuidadores informais desempenham na nossa sociedade, garantindo assistência aqueles que lhes são próximos, muitas vezes em condições que são muito desafiadoras e desgastantes.”
“São eles e elas que cuidam de quem está em situação de alta vulnerabilidade; são eles que garantem a continuidade do cuidado que essas pessoas tanto necessitam; são eles que lhes proporcionam, muitas vezes, além dos cuidados físicos, também o tão importante apoio emocional e social.”, sublinhou.

Os “cuidadores informais não podem, nunca, ser esquecidos. Devem ser valorizados, apoiados e dignificados. “, acrescentou Patrocínia César relembrando, a aprovação histórica, em 2019, do Estatuto do Cuidador Informal, entre outros avanços como, o subsídio de dependência, a prestação social de inclusão, a majoração do abono de família para crianças e jovens com deficiência, a proteção laboral com o subsídio para assistência a filho com deficiência, doença crónica ou doença oncológica e consagrando uma licença e subsídio para pais de filhos prematuros, mas também na rede social de cuidados.”, reforçou a deputada socialista.

Assista à intervenção da deputada municipal Patrocínia César.

Siga-nos também no Facebook e Instagram.

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.