No âmbito da Moção – Por uma Ferrovia menos ruidosa em Lisboa, debatida na última sessão plenária da Assembleia Municipal de Lisboa, o deputado municipal Silvino Correia, referiu que Lisboa assumiu uma agenda ambiciosa, para alcançar um melhor ambiente urbano até 2030 e neutra em carbono até 2050.

“Os comboios de passageiros mais recentes a circular na AML, têm perto de três décadas, estando tecnologicamente ultrapassados.”, referiu o deputado socialista.

Para Silvino Correia, também presidente da junta de freguesia do Beato, cabe aos decisores políticos a tarefa de conjugar políticas ambientais, com os direitos de mobilidade e circulação, acautelando uma rede de transportes públicos adequada e tecnologicamente avançada que permita reduzir o ruído e mitigar o legitimo direito ao descanso, que a todos assiste.

Para isso Lisboa necessita de apostar na mobilidade sustentável, para a qual o Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável, (PMMUS) promovido pela Área Metropolitana de Lisboa (AML), constitui um marco importante para um futuro mais sustentável na região, alinhado com as necessidades da população, dos 18 municípios.

Este Plano deverá estar concluído em 20 meses e representará uma visão coletiva e metropolitana de mobilidade para a região.

  • Assista à intervenção do deputado municipal, Silvino Correia.
  • Assembleia Municipal, 1 de outubro de 2024.

 

Siga-nos também no Facebook e Instagram.

 

 

 

 

 

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.