
Natalina Moura
Natalina Tavares de Moura é atualmente Presidente da Junta de Freguesia de São Vicente em Lisboa, onde exerce estas funções desde 2013, sendo igualmente Deputada na Assembleia Municipal de Lisboa.
Oriunda de Alcafozes no Concelho de Idanha-a-Nova, onde nasceu em dezembro de 1942, formou-se em Ciências Geológicas no curso de Ciências Pedagógicas na Universidade Clássica de Lisboa, fazendo um estágio pedagógico em Matemática e Ciências da Natureza, sendo depois bolseira do governo Francês (Sevrés), da OCDE e da União Europeia.
Sendo uma das suas principais paixões a educação foi com naturalidade que iniciou a sua carreira profissional como professora vindo depois a ser Inspetora Principal do Ministério da Educação e mais tarde Delegada Regional da Inspeção Regional de Lisboa.
Em 1995 foi representante de uma Organização não governamental de Mulheres (Soroptimist Internacional) na IV Conferência Mundial das Nações Unidas sobre as Mulheres, realizada em Pequim, em setembro de 1995, na qual emergiu a Declaração dos Governos adotarem e comprometerem-se explicitamente a pôr em prática a Plataforma de Ação de Pequim de modo a garantir que a igualdade entre mulheres e homens será refletida em todas as suas políticas e programas.
Natalina Tavares de Moura foi deputada na Assembleia da República na VII e VIII legislatura, durante o governo do então Primeiro Ministro António Guterres, onde foi Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.
Foi membro de várias comissões parlamentares onde se destaca a Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura e a Comissão Parlamentar de Administração do Território, Poder Local, Equipamento Social e Ambiente. Pertenceu também à Comissão Eventual para a Revisão Constitucional e à Comissão Eventual para a Valorização do Património Histórico, Físico, Cultural e Artístico da Assembleia da República. Durante o seu mandato fez variadíssimas intervenções em plenário.
Foi também deputada municipal em Lisboa entre 1990 e 1995, sendo posteriormente Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa entre 2005 e 2007.
Natalina Tavares de Moura foi ainda Presidente da Assembleia de Freguesia de Santa Engrácia e da Freguesia da Graça.